Falar em público é difícil e praticamente todo mundo fica um pouco ansioso; até pessoas com experiência no assunto tem dificuldades. Como você pode imaginar algumas atitudes são peças chaves para uma reunião bem sucedida, como evitar erros na comunicação e transmitir confiabilidade.
Confira alguns pontos que podem ajudar você a superar esse desafio.
Conheça a pauta da reunião: Conheça bem o material da reunião, se for o caso procure se atualizar sobre o assunto na internet procurando conteúdo em sites e blogs. Você se sentirá mais confortável e confiante conhecendo o assunto.
Treine sua fala: Pratique a pronúncia e a articulação de algumas palavras; fazer caretas; fazer vibração da língua sem som e com som (BRRRR, TRRR, PRRRR); fazer estalos com a língua.
Lide com sua ansiedade: Antes de se levantar e começar a falar aperte e afrouxe as mãos várias vezes, isso ajuda com a descarga de adrenalina.
Fale pausadamente: As pessoas falam muito rápido quando estão nervosas ou ansiosas, de um tempo entre uma frase e outra, respire, use o silêncio a seu favor.
Conte uma história: Ninguém quer assistir você lendo uma apresentação em Power Point. Fale de forma natural, como se tivesse contando uma história.
Alterne seu tom de voz: Caso contrário seu público estará bocejando e dormindo em poucos minutos.
Alterne o contato visual: Divida o grupo de pessoas presentes em quatro sessões. Faça contato com uma pessoa de cada sessão de forma rotativa.
Final inesquecível: As pessoas se lembram do início e do fim de uma apresentação. Tenha certeza que sua apresentação terá um final inesquecível.
Uma comunicação eficiente é uma vantagem, e depois dessas dicas você entrará na próxima reunião mais confiante.