Seja para traçar sua estratégia de campanha ou aprimorar ações do seu mandato, é importante conhecer o perfil do eleitorado brasileiro. O TSE armazena diversas informações que podem ser acessadas gratuitamente. Selecionamos alguns fatos que ajudarão você a otimizar seu trabalho.
Eleitorado feminino
Os dados do TSE de novembro de 2017 mostra que 52,40% do eleitorado são mulheres. Esse gênero possui uma série de demandas especificas e, já que elas são a maioria, não podem ficar de fora dos planos de campanha.
Grau de instrução
Os dados mostram que 39.660.046 do eleitorado não possuem o ensino fundamental completo. Seguido de 31.043.745 que finalizaram o ensino médio. Essa informação é importante para adequar a linguagem que será adotada durante a campanha ou durante o mandato.
Confira outros níveis de instrução do eleitorado
Grau de instrução | Total | Porcentagem |
Analfabeto | 6.951.590 | 4,7% |
Ensino Fundamental Completo | 10.131.802 | 6,9% |
Ensino Fundamental Incompleto | 39.660.046 | 27,03% |
Ensino Médio Completo | 31.043.745 | 21,15% |
Ensino Médio Incompleto | 25.961.522 | 17,69% |
Lê e Escreve | 14.191.405 | 9,6% |
Superior Completo | 11.913.892 | 8,1% |
Superior incompleto | 6.794.297 | 4,6% |
Faixa Etária
Grande parte da população que vota está na faixa de 45 a 59 anos somando 35.461.765. A soma de jovens chega a 52.387.615. Essas questões são importantes pois ditam o meio de comunicação que pode ser usado para atingir os eleitores.
Confira todas as faixas
Faixa Etária | Total | Porcentagem |
16 anos | 270.100 | 0,18% |
17 anos | 1.101.920 | 0,75% |
18 a 20 anos | 8.087.604 | 5,5% |
21 a 24 anos | 12.705.819 | 8,66% |
25 a 34 anos | 31.594.192 | 21,53% |
35 a 44 anos | 30.146.081 | 20,5% |
45 a 59 anos | 35.461.765 | 24,1% |
60 a 69 anos | 15.236.858 | 10,3% |
70 a 79 anos | 7.824.455 | 5,3% |
Superior a 79 anos | 4.285.727 | 2,92% |
Eles querem ser prioridade
Tenha a população como seu objetivo. Eles devem ser o “norte” de sua campanha ou de seu mandato. Dê ouvidos às suas ideias e opiniões.
Não gostam de mensagens de desconhecidos
Invadir a privacidade do eleitor não é algo que vai garantir sua eleição ou agregar algo positivo em seu mandato. Por isso, de modo algum, compre listas de contatos. Ao invés disso, crie seu próprio banco de dados, será mais barato e trará um resultado muito melhor.
Conquiste e tenha aliados
Se você trabalhar bastante, for transparente e sincero, é bem provável que você conquiste o seu eleitor. Faça isso acontecer e tenha a partir desse momento um formador de opinião, aquele que levará sua imagem e trabalho adiante.