Peça fundamental no mandato, o chefe de gabinete é braço direito do politico eleito e também fica responsável por coordenar as atividades de toda a equipe. Confira algumas dicas para você que deseja se tornar um chefe de gabinete ou para você que já é e quer aprimorar.
Ganhe a confiança da sua equipe: É comum que os assessores procurem o chefe de gabinete para sanar dúvidas ou pedir a opinião sobre alguma situação.
Cumpra com o que foi prometido: Tenha sabedoria ao prometer algo para sua equipe ou até mesmo para um eleitor. Não prometa nada, diga apenas que fará tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar.
Respeite cada membro de sua equipe: Cada pessoa tem seus limites e conhecimentos; ao se dirigir aos outros, escolha palavras que não vão ferir, seja sensato e claro, além de tudo, saiba ouvir.
Delegar atividades: No dia-a-dia surgem muitas atividades. É importante que o chefe de gabinete esteja preparado e saiba deliberar cada uma delas de acordo com a capacidade e perfil de cada integrante.
Treine sua equipe: É importante garantir que cada membro esteja preparado para assumir uma atividade. O chefe de gabinete pode fazer isso através de treinamentos, palestras ou até mesmo experiências anteriores.
Tenha o poder da decisão: Seja proativo e tome decisão sobre qualquer assunto sempre que for preciso. Use o bom senso e seja competente.
Se atualize: A procura por conhecimento nunca deve parar. Participe de palestras, workshops, treinamentos. Escolha sobre assuntos que abrangem sua área como gestão de pessoas, liderança, estratégias, etc.
Andamento das atividades: Acompanhar as atividades de cada membro da equipe deve ser uma rotina. Tenha conversas diárias com cada membro para saber o andamento das tarefas. Assim você garante que os prazos serão cumpridos e os objetivos alcançados.