Erros de português que seus e-mails não devem ter

Criado em 04/07/2016

Escrever um e-mail não deveria ser uma tarefa penosa; mesmo assim muitas pessoas ainda sofrem com dúvidas de ortografia e cometem erros básicos. Por isso, preparamos uma lista com alguns erros de português e dúvidas ortográficas mais comuns em e-mails.

Guarde essa lista caso se esqueça de algo, e também aproveite para compartilhar com seus amigos.

Sabe aqueles pleonasmos, que tanto usamos ao falar, não devem ser escritos. Confira alguns exemplos e a forma correta de escrever.

  1. Na minha opinião pessoal = Na minha opinião
  2. Repetir de novo = Repetir
  3. Multidão de gente = Multidão
  4. Encarar de frente = Encarar
  5. Duas metades iguais = Metades
  6. Preferir mais = Preferir
  7. Há anos atrás = Há anos ou Anos atrás
  8. Isto é um fato real = Isso é um fato
  9. Adiar para depois = Adiar
  10. Criar novas = Criar

Conheça a forma correta de algumas frases.

Errado Certo Explicação
Responder o e-mail Responder ao e-mail Lembre-se que o sentido é "dar resposta a alguém", portanto, sempre acompanha a preposição "a".
Seguem as imagens em anexo Seguem anexas as imagens Anexo é um adjetivo e concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere. No caso, a palavra "imagens" é feminina e está no plural.
Interviu, interviram Interveio, intervieram O verbo "intervir", assim como "convir", se conjuga como o verbo "vir".
Preveu, preveram Previu, previram O verbo "prever", assim como "rever", se conjuga como o verbo "ver".
Tinha chego, Tinha trago Tinha chegado, Tinha trazido "Chego" e "trago" só existem nas expressões "Eu chego" e "Eu trago".
Foi imprimido, Tinha impresso Foi impresso, Tinha imprimido O verbo ser pede o particípio irregular, que não termina em -do. Por isso se diz "foi impresso" e não "foi imprimido". O verbo ter pede o particípio regular. Por isso se diz "tinha acendido" e não "tinha aceso".
Por hora Por ora A palavra "ora" não só existe como significa "agora".
Eu quiz Eu quis A menos que você se refira a um quiz, escreva "quis".
A nível de Com relação a "A nível de" é uma expressão coringa, que não tem sentido próprio. Procure substituir, por ex., "a nível de Brasil" por "a nível nacional", ou ainda melhor, por "com relação ao Brasil". Em vez de dizer "problemas a nível de foco", diga apenas "problemas de foco".
Fazem dez anos Faz dez anos No sentido de tempo decorrido, o verbo "fazer" só é usado no singular.
Estamos quite Estamos quites "Quite" deve concordar com o sujeito a que se refere. Ex: Estou quite com você.
Aonde está Onde está "Onde" se refere a um lugar em que alguém ou alguma coisa está. "Aonde" é formado pela preposição "a", porque indica movimento. Quem vai vai a algum lugar. Nessa mesma lógica, não existe a expressão "daonde", pois quem vem vem de algum lugar. Existe apenas "de onde".
Entre eu e você Entre mim e você "Entre eu" só pode ser usado antes de um verbo no infinitivo. Ex.: "Passou-se um bom tempo entre eu começar o trabalho e você me ajudar."
Eles tem Eles têm Tem refere-se à 3ª pessoa do singular do verbo "ter" no Presente do Indicativo. Têm refere-se ao mesmo tempo verbal, porém na 3ª pessoa do plural. Vêm, Convêm e Retêm.
Chegar em São Paulo Chegar a São Paulo Verbos de movimento exigem a preposição "a".
Perca de tempo Perda de tempo "Perca" é verbo. Ex: Não quero que você perca sua fé em mim. "Perda" é substantivo. Foi uma perda incalculável.
À partir de A partir de Nenhum verbo exige crase antes.

Agora que você já esta expert em escrever e-mails, é hora de avançar ainda mais. Utilize todas as ferramentas que o Gerencia Meu Mandato possui e avance ainda mais na organização do seu mandato.